calorias

Calorias, Você Realmente Sabe o Que São?

Calorias são sinônimo de energia, ela esta presente na Física e também na nossa dieta diária, por definição na Física: "caloria é a quantidade de calor (energia) suficiente para elevar a temperatura de 1 (uma) grama de água de 14,5ºc para 15,5ºc sob a pressão de uma atmosfera (nível do mar)".

Com a evolução das formas de medição chegaram a conclusão que a caloria não era o melhor caminho e acabaram definindo o "J" (joule, se pronuncia / jaule /) como unidade de energia, porém foi definido que 1 caloria é igual a 4,1868 joules.

 

 

E Como Isso Tudo se Relaciona Com Dietas ? 

 

Explico, na verdade a definição de caloria em Física e na dieta que seu nutricionista passou para você são um pouco diferentes, para começar a Caloria ou "Cal" (escrito assim, com o "C" maiúsculo) significa Kcal, ou seja, quilocalorias, onde "K" = quilo, que é um multiplicador por 1000; dessa forma quando você esta fazendo, por exemplo, uma dieta de 1500 Calorias (com "C" maiúsculo) na verdade esta fazendo uma dieta de 1000(K) vezes 1500 calorias (com "c" minusculo) que é igual a 1.500.000 (1000 x 1500 = 1.500.000). Fala a verdade! Você não sabia que estava comendo tantas calorias assim, sabia? (risos).

 

 

Divergências

 

Essa convenção de o "C" maiúsculo significar 1000, substituindo o "K" que é a letra correta que representa mil, não é um consenso e na verdade muitos a consideram errada, entendendo que o certo seria escrever: "1500 kcal", mas então por quê entre os nutricionistas é comum escrever apenas calorias ou "Cal"?

Hum, também não sei…a explicação pode ser por comodidade, porquê é mais fácil escrever assim ou porquê assusta menos um número menor (risos) ou apenas porquê era algo que todo mundo fazia e acabou virando tradição (bom, isso também não importa muito, o que importa é o que vem a seguir). Não vamos ser pedantes e vamos, por exemplo, chamar de "dieta de 1500 calorias" mesmo com "c" minusculo, já que todo mundo esta acostumado dessa forma, mas agora você já sabe que isso existe e pode tanto aparecer escrito assim: "1500 Calorias", "1500 calorias", "1500 Cal" ou "1500 Kcal" que se tratando de dietas é tudo a mesma coisa (na Física não!).

Depois desse momento cultura geral (risos, de novo), vamos ao que realmente interessa.
 

 

A Pergunta Que Não Quer Calar: Contar ou Não Contar Calorias? Eis a Questão…   

 

Alguns falam que não é preciso contar calorias ou transformam as calorias em pontos, estrelinhas ou outra coisa qualquer ou nome bonitinho que possam inventar, mas no fundo, indiretamente, estão contando calorias. É claro que contar calorias simplesmente por contar é besteira, por exemplo, não dá para comparar as calorias ingeridas em uma refeição saudável com a mesma quantidade ingerida ao se beber um refrigerante, no primeiro caso existe o valor nutricional, já no caso do refrigerante não existe valor nenhum, nem sensação de saciedade.

É preciso contar calorias em alimentação de verdade: frutas, verduras, grãos, legumes,…Já as provindas de refrigerante, biscoito recheado, entre outro, não vão te alimentar no sentido mais mais profundo da palavra alimentação.

Segundo "Michael Matthews", fisiculturista, fazer uma dieta (para emagrecer ou para ganhar massa magra) sem contar calorias, é a mesma coisa que fazer uma viagem de carro sem saber quanto tem de combustível no tanque.

Eu sei…eu sei, contar calorias é uma chatice, ficar acompanhando quanto cada alimento tem, quanto você já ingeriu e quanto ainda pode comer é entediante, para não falar outra coisa. Mas, se você leu o artigo  Aplicativos Para Ajudar a Emagrecer sabe que não precisa ser assim, você pode fazer seu plano de emagrecimento para a semana e não precisa ficar contando caloria todos os dias.

Uma dica: Além de fazer o plano, você pode fazer toda a refeição em um único dia da semana, pesar, colocar em potes e congelar, depois é só aquecer e comer que a quantidade de calorias daquela refeição já vai estar correta, e melhor, para uma semana toda! Você pode estar pensando "comer a mesma coisa a semana toda é chato", pode até ser, mas tem outras vantagens:

 

  • Mais tempo de sobra durante os dias da semana (tempo que você levaria preparando os alimentos)
  • Não tem desculpa para não seguir a dieta (ela já esta praticamente pronta)
  • Desperdício zero, uma vez que você vai congelar somente o tanto que vai comer

 

Se você for seguir essa dica procure no Google por uma relação mais completa de alimentos que ficam ruins se forem congelados, abaixo fiz uma bem resumida para você:

 

  • leite
  • queijo
  • verduras (com algumas exceções, por exemplo cheiro-verde picadinho) 
  • ovos

 

 

 Outras dicas:

 

  • Nunca congele os alimentos ainda quentes
  • Faça uma relação de tudo que vai precisar para suas refeições e compre tudo antes, deixando apenas para cozinhar no dia determinado.

 

 

Conclusão:

 

Esse artigo explicou de forma rápida o que são calorias, mas foi também para mostrar a importância de contar calorias durante uma dieta. Espero que a dica de congelar a refeições para a semana te ajude nessa tarefa, não esqueça, inicialmente, de fazer o seu plano semanal com o auxílio do programa de sua preferência

 

Um abraço! Não esqueça de  compartilhar e até o próximo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *