emagrecer

Emagrecer e as Verdades Não Ditas, Saiba Porquê Para Alguns é Tão Difícil

emagrecer

Existem muitas pessoas tentando emagrecer, mas segundo algumas pesquisas cerca de metade da população do Brasil está acima do peso (sim, é como se fosse uma epidemia), sendo que esse numero é maior entre os homens. Nesse artigo vou falar de forma clara e objetiva tudo o que você precisa saber para emagrecer. Esse artigo é grande, mas não deixe de ler até o final, pois nele vou falar umas verdades pra você:

 

  • Por que estamos engordando tanto?
  • Parte da culpa é sua
  • Parte da culpa é da indústria e do marketing
  • Por que emagrecer é tão difícil?
  • Mude a sua  mentalidade
  • Isso é o que você deve fazer para emagrecer

 

 

Por que estamos engordando tanto ?

 

Você já deve ter visto uma foto, do século passado, da capital da sua cidade, se nessa foto tiver pessoas, eu te faço um desafio: Tente achar uma pessoa gordinha, é possível até que ache, mas tenho certeza que vai ser minoria; o oposto dos dias atuais, e sabe porque isso acontece?

 

  • Conforto – Sim, é ótimo, mas cada vez mais estamos ficando preguiçosos, e quanto mais confortáveis ficamos, mais preguiçosos também ficamos. Não estou dizendo que você não deve procurar por ele, estou apenas constatando um fato (quando foi a última vez você levantou da poltrona e foi até a TV para abaixar ou aumentar o volume? …tem gente que nem sabe que dá pra fazer isso…risos ).
  • Tecnologia – Excelente! Claro que é, e também uma das responsáveis do item anterior (conforto). Quanto mais tecnologia, mais conforto, quanto mais conforto, mais preguiça, quanto mais preguiça, mais o peso aumenta. “Ir até o banco, nem pensar! Uso o Internet bank”, “Subir de escada? …Ahh tem o elevador e a escada rolante logo ali”, “Hum…Tenho que fazer o jantar…Vou pegar aquele prato industrializado e congelado e colocar no micro-ondas que é mais fácil”. Como disse no item anterior, não sou contra tecnologia e conforto, muito pelo contrário, adoro os dois e acho que, quanto mais melhor, o problema é saber usar isso a nosso favor e não contra.
  • Péssimo hábito alimentar – Esse é, sem dúvida, o fator e o item desse tópico que mais preocupa e o maior responsável pelo seu aumento de peso. Sim, prezada(o) leitor(a), se você não possui nenhuma doença que te faz engordar ou não esta tomando corticoides que te deixa inchada(o), então “vai um puxão de orelha”pizza

     

     

     

    →  Você come muito mal! Mas nem se quer pense que esse é um hábito só seu, a maioria dos brasileiros come mal, junte a isso o péssimo hábito de não praticar nenhuma atividade física (sedentarismo) e esta montado o cenário perfeito para a obesidade, pressão alta, diabetes e tantos outro males.

 

 

Parte da culpa é sua

 

Parte da culpa de não emagrecer (e ficar magra) é sua, não só por comer mal, mas por outras características que são muito exploradas por revistas de emagrecimento e pela mídia em geral:

 

  • Você é imediatista – Provavelmente, você já se viu na seguinte situação ou conhece alguém que já passou por isso: Você ou uma pessoa que conhece faz aquela dieta do momento ou faz aquela dieta da celebridade "X", e até consegue perder peso, que é diferente de queimar gordura (mas isso explico mais pra frente), porém, logo depois, como é impossível manter aquela dieta restritiva por muito tempo a pessoa desiste e começa a comer tudo de novo e volta a engordar até mais que do que estava antes (isso já aconteceu com você?).

 

Na tentativa de obter resultado para “amanhã” (…se pudesse voltar no tempo seria pra ontem), boa parte das pessoas entram em uma armadilha. Será que a celebridade "X" sabe mais de nutrição que o seu nutricionista? Claro que não!

A industria do emagrecimento sabe que você é imediatista, e sabe também, que a celebridade "X" pode te influenciar. Afinal, quem não quer ter o corpo esbelto e elegante da celebridade "X", "Y" ou "Z"? Mas, se submeter a comer só alface, ou beber só água, ou viver só de comer barrinha de cereais é demais para qualquer ser humano! (é melhor até ficar no peso atual).

Vão te prometer que se seguir a dieta que é a última moda em termos de emagrecimento, então irá emagrecer vários e vários quilos em uma semana, então você pensa →  “Que maravilha!”

Sabe quando vai perder vários e vários quilos de gordura em uma semana ?

Provavelmente, nunca.

Existem sim, pessoas que perdem muitos e muitos quilos por semana, mas isso não é para a maioria.

 

  • Você quer tudo fácil – A maioria das pessoas quer tomar a "pílula mágica" ou entrar na máquina de emagrecer e sair do outro lado linda e maravilhosa. Até existem pílulas (remédios), que fazem emagrecer, pilulamas o preço que você paga com a sua saúde é alto demais, além do mais, é quase certo que terá que ficar tomando esses remédios por muito tempo e que se parar de tomar vai engordar tudo de novo ou até mais. Emagrecer não é fácil e , principalmente, permanecer magro, mas também não é impossível! Para isso, é necessário que mude sua forma de pensar (…e realmente espero que mude ao chegar ao fim dessa leitura).

 

 

Parte da culpa é da industria e do marketing

 

Bem, acabei falando um pouco desse assunto no titulo anterior, mas a verdade é que a industria do emagrecimento sabe que você é imediatista, sabe que quer tudo fácil, sabe que se colocar a celebridade "X" para anunciar o produto "Y", vai fazer você comprar. Então, vai encontrar aquela promessa relâmpago de perda de peso para ontem, aquele produto milagroso ou aparelho de ginástica onde a pessoa entra de um lado e sai do outro parecido com uma Deusa ou um Deus grego.

Como eu mencionei, anteriormente, perder peso é diferente de perder gordura (…e eles sabem disso), perder peso tem relação com perda de líquidos (água), massa magra (músculos), nutrientes (sais) e gordura. No início de uma dieta, a perda de peso é maior, pois perdemos muita água e nutrientes, mas isso não se sustenta, nem deve, por muito tempo, mas esse assunto vai ser abordado no titulo sobre dificuldade de emagrecer (e principalmente ficar magra), mais abaixo.

marketingAgora, quero que você saiba que perder peso rápido não é tão difícil assim, mas perder gordura e permanecer sem ela é que é o problema, e então é isso que geralmente acontece,  aquilo tudo que prometem de forma milagrosa para perder peso, funciona por um determinado tempo curto, porém, depois tudo vai pelo ralo e você se vê comprando não mais o produto "Y",  mas agora é a vez do produto "Z", pois é preciso continuar vendendo e o mercado consumidor cada vez cresce mais. 

 

 

Por que emagrecer (perder gordura) é tão difícil ?

 

Essa é uma explicação bem simplificada e genérica, mas é, o que a grosso modo, acontece no nosso organismo. O seu corpo se utiliza, basicamente, de duas fontes de energia para manter essa máquina fantástica funcionando, uma vem dos açucares (vou chamar de açúcares para simplificar) a outra vem das gorduras. Como você come mal e em excesso o corpo fica com um saldo muito alto de calorias (energia) e então ele faz o seguinte:

 

  • Usa uma parte do que você ingeriu é gasta no próprio processo de digestão e nas atividades chamadas basais (manter a temperatura do corpo, manter seu coração batendo, seu pulmão funcionado, seu cabelo e sua unha crescendo, entre outros).
  • Estoca uma parte dos “açúcares” no fígado e nos músculos, mas isso tem um limite.
  • E estoca a gordura pelo corpo, em geral é mais no abdômen, mas não é uma regra.

 

E por quê nosso corpo fica estocando gordura?

 

A explicação é que nós fomos moldados para sobreviver a qualquer custo, então diante de tanta oferta de energia o organismo “pensa” → “Melhor estocar o que sobrou, vai que amanhã ou depois falta energia para manter tudo funcionando”, e a forma mais eficiente que ele achou para estocar energia foi estocando gordura. Ai você pensa “eu vou deixar ele com bem pouca oferta de energia (pouquíssima comida) e ele vai ter que usar a gordura estocada”, só que isso não funciona.

Os mecanismos de sobrevivência são muito eficientes e se adaptam de forma espetacular, o que acontece na verdade é o seguinte:

 

  • Seu organismo diminui o consumo de energia e ainda melhora a eficiência (consegue fazer mais com menos), além disso ele vai aumentar seu apetite, você começa a ficar sonolenta e sem disposição pra nada e aquela força de vontade que tinha de início, cai por terra.
  • Mesmo que você consiga manter essa situação por muito tempo, seu corpo vai começar a queimar músculo também, pois manter músculo queima mais calorias do que manter gordura, e diante dessa falta generalizada de energia ele vai fazer o que for preciso.

 

Calma! Nem tudo esta perdido, na verdade não há nada perdido, o mecanismo para emagrecer é bem simples, pode não ser fácil, mas é simples.

 

 

Mude a sua  mentalidade

 

Muito provavelmente você fez e faz coisas na vida por obrigação, estudou tal matéria na escola por obrigação, trabalha por obrigação e faz tantas outras coisas por obrigação.

“Preciso emagrecer… Vou fazer aquela dieta e aqueles exercícios”, e olha! Isso também virou uma (risque essa palavra) Obrigação .

emagrecerAme o seu plano de emagrecimento, sinta-se entusiasmada, alegre, feliz, radiante e principalmente divirta-se no processo. Você nasceu para ser FELIZ!

É muito difícil ficar do lado de uma pessoa chata, mas ficar do lado de uma pessoa divertida todo mundo quer, a mesma coisa acontece com seu plano de emagrecimento, seguir um que seja divertido é muito mais fácil, mas estou falando de plano para a vida, não de um projetozinho de perda de peso para a semana que vem poder entrar naquela roupa para ir em um casamento.

A mesma coisa acontece com os exercícios físicos, não existe só academia de musculação, corrida e caminhada, se você gosta desses citados, Ótimo! Vá em frente! Existe um monte de opções de academia por ai, porém, se você não gosta, não adianta entrar na academia que fica na frente da sua casa, pois vai acabar arrumando uma desculpa para não ir.

O que estou dizendo é que arrume algo que realmente goste de fazer, seja sincero(a) consigo mesmo.

Alguns locais permitem que se faça uma aula gratuita, não custa pedir, o máximo que pode acontecer é ganhar um não. Experimente de tudo e encontre algo que ressoe no seu coração e então transforme isso em um momento de lazer (“Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida.” – Confúcio).

Existem, praticamente, infinitas possibilidades de atividades : natação, boxe, kung fu, aeróbica, vôlei, basquete, futebol, remo, ciclismo, spinning, badminton, pular corda, dançar… A relação é imensa, encontre uma que ame fazer, se não existir, invente uma.

Pode ser que você conheça uma pessoa que atravessa a cidade toda e vai fazer uma atividade qualquer lá do outro lado, e passa anos nessa batida, as vezes a vida toda, acha que ele(a) faz isso por obrigação?  Ele(a) faz isso porque é prazeroso, divertido, gostoso; é o momento dela(e) esquecer de tudo e relaxar. Chame seu namorado, namorada, marido, esposa ou mesmo só amigos, assim um dá ânimo pro outro, faça tudo virar uma grande diversão.   

O melhor ainda, é que não é necessário, nem sair de casa para se mexer, nem comprar aparelhos caros que você acaba usando apenas uma vez (lembra do que falei da tecnologia? Então, use-a a seu favor). Existem vídeo aulas de exercícios físicos aos montes por ai (uns melhores, outros piores) que você pode colocar na TV para assistir e ir repetindo.

Gosta de videogames? Existem videogames de dança e até de lutas, onde você só muda de fase se conseguir acompanhar os movimentos na tela.

Acho que já chega, já deu para entender, né? Resumindo: Ache algo que ame fazer e faça, e mais:

 

  • Planeje suas ações para longo prazo,
  • Não seja imediatista, nem escolha o caminho mais fácil,
  • Controle a sua ansiedade e suas expectativas,
  • Avalie seu progresso semanalmente e se der tudo errado, mude o plano,
  • Faça um plano possível com metas possíveis, nada de planejar perder 20Kg em uma semana.

 

A maioria das coisas escritas nos outros subtítulos, você provavelmente até já sabe, então se não conseguiu atingir sua meta de emagrecer ainda, é porque ainda não mudou sua forma de pensar.

Considero esse o tópico mais importante, pois tudo o que se faz na vida, seja, construir um foguete ou ir na geladeira beber água, começa na sua mente, e a mente tem que estar alinhada com as suas emoções.

Quando isso acontece você se sente entusiasmada(o) e acha que pode alcançar tudo, e pode mesmo!

 

 

Isso é o Que Você Deve Fazer Para Emagrecer

 

Seja para ganhar massa magra (músculos) ou para emagrecer (perder gordura) os pilares são os mesmos:

 

  • Alimentação Correta (todos concordam que esse é o pilar mais determinante),
  • Atividade Física Adequada (idade, condição física, estado clínico)
  • Descanso Suficiente.

 

A diferença maior entre ganhar músculo e perder gordura (emagrecer) esta no foco que se dá na Alimentação Correta e na Atividade Física Adequada.

Como dito anteriormente o processo de emagrecer é fácil de explicar: "Basta consumir menos calorias que se gasta"

 

Mas como fazer isso?

 

Como dito, não adianta ser radical em diminuir o consumo de alimentos, pois o nosso organismo joga contra, então o mais inteligente a fazer é manter o nosso consumo diário de calorias ligeiramente abaixo da nossa necessidade e potencializar o emagrecimento com atividade física (sair da zona de conforto, lembra do que falamos sobre o conforto lá em cima?).

"Mas eu não gosto de atividade física" (você pode estar pensando).

Tudo bem! As combinações a seguir são válidas:

 

  • Emagrecer fazendo dieta, mas sem malhar.
  • Emagrecer malhando, mas sem fazer dieta específica.
  • Emagrecer fazendo dieta e malhando (melhor situação).

 

Aconselho que você procure um médico e examine o seguinte, antes de começar sua dieta e ou atividade física:

 

  1. Procure saber se tem alguma doença que torne o seu emagrecimento mais difícil.
  2. Se pretende fazer atividade física, procure saber como está o seu coração.
  3. Procure uma nutricionista e peça uma dieta de acordo com a sua situação atual.

 

Mas é só isso?!

 

Não. Existe uma série de dicas que realmente ajudam no emagrecimento, mas muita gente acaba usando uma ou elegendo uma, achando que só aquela vai resolver seu problema como a "pílula mágica" (que nem sempre é uma pílula propriamente dita).Algumas dicas seguem abaixo, mas lembre-se de usar um conjunto delas e não apenas uma de cada vez. Se possível o ideal é incorporar essas dicas no seu hábito diário :

  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos (o cérebro leva um tempo para saber que esta saciado).
  • Diminuir carboidratos, principalmente os de fácil absorção.
  • Diminuir ou remover as frituras e os doces, principalmente o consumo de açúcar.
  • Adicionar o consumo de chá verde na sua dieta (nada de tomar 1 litro de chá por dia e achar que só isso resolve, ok?), existe aqui mesmo no site, alguns artigos que falam do chá verde, vale a pena dar uma olhada.
  • Praticar exercício físico – aqui o que precisa ser falado é que você não pode e nem precisa se matar de malhar, esse pensamento está errado, principalmente se você é sedentária(o) e não esta acostumada(o). Caso você resolva sair se exercitando como se fosse o "Rocky Balboa" (risos), a única coisa que você vai conseguir é ficar cansado, todo dolorido, detestar atividade física porque ficou dolorido e acabar desistindo no final. Além disso, atividade física muito prolongada pode liberar um hormônio chamado Cortisol que pode agir de forma oposta ao que você espera.
  • Optar pelos carboidratos complexos, os de absorção mais demorada: pães integrais, quinoa, linhaça, batata doce, entre outros; e evitar ou cortar os carboidratos simples: mel, açúcares, balas, arroz branco, macarrão, pão branco, compotas, refrigerantes, biscoitos…Caso haja interesse, podemos preparar um artigo, futuramente, apenas falando dos  carboidratos simples e complexos. Repare que não falamos para você remover os carboidratos da sua alimentação, mas sim usar, ou dar preferência aos complexos. A base da maioria das dietas radicais é a remoção por completo da ingestão de carboidratos, mas lembre-se que seu corpo precisa dele.
  • Evitar produtos industrializados, principalmente os frios.
  • Ocasionalmente, furar a dieta, mas como assim?! Que dica é essa?! Parece absurdo, mas o pessoal do mundo "fitness" chama isso de "dia do lixo", claro que não precisa ser um dia inteiro, principalmente se você esta tentando emagrecer, mas você pode sim escolher uma refeição na semana (supondo que você tenha feito um plano semanal) e comer algo que você gosta (com moderação) e que não estava incluso nos alimentos da sua dieta. Se você fez um plano pode até descontar esse "excesso" no restante das calorias daquele dia.
  • Manter-se motivada(o), essa dispensa explicação, mas como manter-se motivada(o)? Bem, cada pessoa motiva-se por razões diferentes, mas uma boa dica é colocar no papel no mínimo uns 5 (cinco) motivos pelo qual você quer emagrecer, ou pode escrever eles no topo do seu plano de emagrecimento, dessa forma esta dando uma direção e colocando objetivos bem determinados, além de se lembrar o tempo todo do porque do seu esforço. Peça o apoio das pessoas que vivem sob o mesmo teto que você, isso é muito importante.
  • Comer em intervalos menores.

 

clique na imagem para baixar o resumo

 

Existem diversas dicas, todas, não caberiam aqui nesse artigo, algumas outras estão espalhadas em artigos aqui no site e ou serão inclusas em artigos futuros. Mas se fossemos ter que eleger apenas uma dica, seria a mudança de mentalidade, pois nesse aspecto apenas você tem o controle e mais ninguém ("Saber e não fazer, ainda não é saber" – Lao Tsé) .

Agora é com você, se gostou do artigo, compartilhe para o máximo de pessoas que precisam emagrecer e passam pelos problemas descritos acima, assim, estará ajudando a elas e a nos também na divulgação do site.

Um grande abraço! E não esqueça de deixar seu comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *