fibra

Fibra Alimentar: O Que é, e Como Funciona no Seu Organismo

Mesmo não sendo um nutriente, a fibra alimentar ainda sim é muito importante para a nossa alimentação. E, acredite ou não, essa importância se dá ao fato dela conseguir passar pelo nosso organismo sem ser absorvida.

 

O Que é a Fibra Alimentar?

 

fonte_fibra_nutricaoedietas-comElas são as partes dos vegetais que o seu intestino delgado não consegue digerir e então, absorver. Ela consegue passar para o intestino grosso de forma intacta.

O termo “fibra alimentar” também engloba um tipo de amido muito conhecido como amido resistente (encontrado facilmente em leguminosas, sementes e grãos pouco moídos e alguns cereais), que é chamado dessa forma por resistir muito à digestão do intestino delgado e o intestino grosso sem comprometer a estrutura.

Ela pode ser encontrada em frutas, como, por exemplo: maçã, pera, morango, amora, framboesa, groselha e laranja. Além de ser encontrados em legumes, leguminosas e nos alimentos à base de cereais integrais.

 

 

Precisa de Alguns Exemplos de Alimentos Ricos em Fibras?

 

  • Couve de Bruxelas,
  • Alcachofras,
  • Cebola,
  • Alho,
  • Milho,
  • Feijão Verde
  • Brócolis,
  • Lentilhas,
  • Grãos,
  • Feijão
  • Ervilhas,
  • Farelo de Trigo,
  • Flocos de Aveia Integral,
  • Pão Integral.

 

 

Por vezes, a fibra alimentar é classificada de acordo com a sua solubilidade, em fibra solúvel e insolúvel. Todos os tipos estão em variadas proporções nos alimentos que possui fibra na sua composição. Um belo exemplo é a cevada, aveia, frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de fibra solúvel, enquanto, os cereais e os pães integrais são ricos em fibra insolúvel.

 

 

Ela Faz Bem Para a Saúde?

 

A fibra alimentar se consumida, passa pelo intestino grosso e neste local, é fermentada pelas bactérias intestinais. No decorrer do processo de fermentação, com isso, inúmeros subprodutos são formados, como os ácidos gordos de cadeia curta e gases.

O resultado é benéfico para a saúde, que é vinda da combinação da formação com subprodutos formados.

 

Como Funciona no Seu Organismo?

 

A fibra alimentar, em especial a insolúvel, auxilia na prevenção da prisão de ventre, maximizando  o peso das fezes diminuindo o tempo de trânsito intestinal. Sendo que esse resultado é ainda maior se a ingestão for acompanhada com o consumo de água.

Os ácidos gordos de cadeia curta produzidos no decorrer da fermentação da fibra, pelas bactérias intestinais, são uma enorme fonte de energia para as células do cólon, podendo responder ao crescimento e a reprodução das células cancerosas no intestino.

Mesmo que você acredite que não tem motivo de melhorar a função intestinal, saiba que a fibra alimentar pode diminuir o risco de doenças e outras complicações, como, por exemplo, a hemorróidas, sendo que ela protege o cancro do cólon.

Além disso, a fibra solúvel pode tardar a digestão e a absorção dos hidratos de carbono, diminuindo o aumento da glicose no sangue, que sempre acontece depois da refeição, assim como a resposta da insulina. Isso é muito importante para pessoas diabéticas a obter um controle melhor dos níveis de açúcar no sangue.

Mesmo que a prevenção da prisão de ventre, a melhoria dos níveis de glicemia e do perfil lipídico no sangue sejam os principais benefícios de introduzir na sua alimentação a fibra alimentar.

Vale ressaltar que além de todos os benefícios para a saúde que a fibra alimentar poderá te proporcionar, ela ainda aumenta o volume da dieta, sem que seja preciso colocar mais calorias, sendo que no decorrer do tempo te dá uma maior saciedade, fazendo você perder peso.

 

 

Conclusão

alimentos ricos em fibras

Para que você consiga fazer uso de todos os benefícios, é importante que você consiga variar bastante nas suas fontes.

Uma alimentação rica em frutas, legumes, lentilhas, feijão e cereais integrais não é somente responsável por fornecer fibra alimentar, mas também possui nutrientes e outros componentes essenciais para a sua saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *