whey protein

Whey Protein Proteína – Saiba o Que é e Para Que Serve

Whey Protein é um dos suplementos de proteína mais usados, mas ainda levanta dúvidas. Nesse artigo simples e de leitura fácil vamos explicar o que é e para que ele serve.

Toda pessoa já pensou em entrar numa academia, seja para ganhar peso (músculos), para perder peso (gordura) ou apenas manter a forma.

E esta é uma prática antiga, embora tenha ganhado mais força ultimamente, entre os mais variados tipos de pessoas e ter ficado mais acessível.

Há alguns anos as pessoas malhavam e apostavam firmemente nos alimentos, e gastavam tempo, muito tempo, preparando os alimentos semanais, e isso requer um trabalho enorme, atrapalhando, portanto nas outras atividades do dia a dia.

Pensando nisso, ao passar dos anos, e com a evolução da ciência sobre os alimentos, fora criado um suplemento excelente chamado whey protein.

Mas muitas são as dúvidas sobre a utilização de Whey Protein na dieta, principalmente dentre os iniciantes.

Por esse motivo, escrevi este artigo para mostrar com poucas palavras e simplicidade a importância da suplementação e suas vantagens.
 

 

A Começar Pelas Vantagens


Evita o catabolismo: o Whey Protein trabalha firmemente na recomposição muscular, já que o mesmo oferece ao corpo uma carga excepcional de proteínas, das mais variadas. Reforma a recomposição de aminoácidos essenciais ao corpo, fazendo com que o corpo entre em hipertrofia, reduzindo a perda de massa magra, e aumentando a massa muscular.

Atrasa o Envelhecimento: quando somos idosos perdemos uma capacidade de sintetizar algumas proteínas e somos levados a não desenvolver tanta massa magra, já o Whey Protein auxilia firmemente neste quesito, reduzindo grandemente suas chances de envelhecimento precoce.

Trata doenças: evita doenças degenerativas, inclusive é usado no tratamento das mesmas, pois contém recursos essenciais e inerentes ao corpo humano.
 

 

O Que é Whey Protein?

 

Obviamente sabemos que a proteína é um elemento essencial à manutenção do organismo, principalmente dos músculos. Whey Protein é proteína retirada do leite, filtrada e concentrada, simples assim.

Algumas proteínas são lentas em sua absorção pelo organismo; no entanto Whey Protein é uma proteína de alta e rápida absorção, pois, é isolada dos outros componentes, como a gordura.

Por muito tempo, o Whey Protein era feito de apenas uma forma, mas com o passar do tempo, fora evoluindo e se ramificado em vários tipos. Abaixo vou falar sobre os tipos:

 


São divididos em 3, respectivamente, concentrado, isolado e hidrolisado.

  1. Whey Protein Concentrado: possui boa quantidade de proteínas, claramente, mas também outros componentes como gorduras e lactose, creatina e glutamina. E nem sempre é isso que se quer, geralmente é o mais barato dos três
    Seu uso deve ser complementar, mas utilizado numa dieta não tão restritiva ou exigente.
  2. Whey Protein Isolado: este não possui gordura, sendo isento da mesma. E contém uma baixíssima quantidade de Lactose, sendo em média 1%. Possuindo um nível proteico elevado.
    Seu uso é recomendado no tratamento de inflamações e para dietas mais restritivas ou exigentes.
  3. Whey Protein Hidrolisado: tem uma baixíssima quantidade de gordura, isento de lactose, e tem a maior base proteica do mercado, ou seja, o mais filtrado e refinado. É também o mais caro.
    Por ser hidrolisado, tem uma absorção muito veloz, pois ele é rapidamente absorvido em água, e nosso corpo é 70% composto por água.

 

    

Como Tomar Whey Protein?


Os três tipos são excelentes auxiliares, e raramente possui efeitos colaterais negativos; sendo isso possível só se o mesmo for tomado em excesso, sem regulamentação diária.

Mas especialistas fazem algumas recomendações, como abaixo, para sua utilização.

 

Confira:

 

1. Whey Protein Concentrado: esta opção é indicada para consumo em qualquer hora do dia.

 

2. Whey Protein Isolado: é o suplemento que pode ser consumido tanto no pré como no pós-treino. Contém todas as vitaminas e minerais que estão presentes no leite, como é o caso da vitamina C.

 

3. Whey Protein Hidrolisado: boa opção para o pré-treino e também ao pós-treino, pois facilita a absorção de proteínas mais rapidamente.

 

 

Algum desavisado ou desavisada pode achar que o Whey Protein Hidrolisado é o melhor, por ser o mais caro, mas nem sempre isso é uma verdade, veja:

 

1- Não encontramos, em nossa pesquisa, nenhuma comprovação que alguém ficou mais volumoso (mais musculoso) por ter tomado o Whey Protein Hidrolisado.

 

2- O que pode justificar o uso do Whey Protein Hidrolisado seria uma alta intolerância a lactose por parte do consumidor, pois o hidrolisado não possui lactose, graças ao seu processo de fabricação.

 

 

Outra Dica:


Suplemento é suplemento, como o nome diz é algo que completa, pois de outra forma seria difícil conseguir apenas com alimentação. O que quero dizer é que a quantidade a ser tomada deve ser calculada de acordo com seu tipo de treino de forma a completar a sua alimentação, pois se tomar de menos não terá o efeito desejado e se tomar demais estará, literalmente, jogando seu dinheiro fora.

 

Entretanto, melhor que tomar um whey protein desse ou daquele tipo é procurar por uma marca confiável no mercado. Outra fonte de proteína, boa e barata, que me veio a cabeça enquanto escrevia esse artigo é sem dúvida o ovo, você pode saber mais sobre ele nesse artigo -> Ovo : Mitos e Verdades.

 

Este artigo esta longe de esgotar esse assunto, além disso existem defensores desse ou daquele tipo de whey protein, pelos mais diferentes motivos.

 

Como dica, aconselhamos que procure um nutricionista ou especialista no assunto.

 

Espero que esse artigo possa ter te ajudado de alguma forma…Um abraço e até o próximo!

Ahh ia esquecendo…Assine a nossa newsletter e seja o primeiro a saber das novidades do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *